O Brasil é o sexto país mais emissor de gases de efeito estufa do mundo. A agropecuária é responsável diretamente pela segunda maior parcela de emissão desses gases no país, e colabora indiretamente para a primeira maior, que são as mudanças de uso da terra e florestas.
O Imaflora, como membro do observatório do clima atua na iniciativa ‘Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG)’, onde se produzem as estimativas anuais das emissões de gases de efeito estufa para todos os setores no Brasil, incluindo o agropecuário.
Esses dados são fundamentais entender o cenário das emissões de gases de efeito estufa no Brasil, apoiar a tomada de decisões e promover ações efetivas para combater as mudanças climáticas.
Veja abaixo a origem das emissões de gases de efeito estufa no setor agropecuário brasileiro, quais os territórios mais emissores no país, e como o setor, através de práticas sustentáveis, tem o potencial de reduzir as emissões e remover gás carbônico da atmosfera.